O Grupo Rinasacita de Música Antiga, de Cubatão, se apresenta para a comunidade de São Vicente no próximo sábado (7), às 19h. Será na Igreja São Vicente Mártir ou Igreja Matriz daquela cidade (Praça João Pessoa, s/nº, São Vicente). A entrada é gratuita.

Especializado na divulgação da Música Renascentista, também conhecida como Música Antiga, o Grupo usa réplicas fieis dos instrumentos musicais utilizados entre os séculos XVI e XVII, todos feitos artesanalmente após grande pesquisa sobre os períodos da renascença e barroco, muitos deles importados da Europa.

Esta apresentação traz um repertório com um pouco de cada período histórico-musical e promete encantar a todos. O local também favorecerá a imaginação de quem estiver presente pois o prédio foi construído em 1757, sobre as ruínas da edificiação anterior. O nome da Paróquia é em homenagem a São Vicente Mártir, santo espanhol que deu nome à cidade e é seu padroeiro.

Rinascita – O Grupo tem uma história de mais de 35 anos. De um grupo experimental surgido no então Conservatório Musical de Cubatão (hoje Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”), se especializou e foi incorporado à administração municipal e, depois, tombado como patrimônio imaterial de Cubatão pelo Condepac, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural.

Agenda – No dia 15/12, às 15h30, acontece a apresentação de encerramento do Projeto Concertos Vespertinos. A apresentação acontecerá no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). Realizado desde outubro, os espetáculos recontam de maneira musical, os diferentes períodos da renascença, barroco e medieval.