De Bertioga a Peruíbe, a virada do ano vai muito além da pirotecnia nos céus da Baixada Santista. A programação da noite do dia 31 e da madrugada do dia 1º terá shows, apresentações musicais e intervenções artísticas nas praias e nas principais concentrações urbanas das nove cidades da região.

Toneladas e mais toneladas de fogos de artifício serão instalados na próxima semana em lugares estratégicos. A segurança aliada à diversão são requisitos mínimos, segundo opinião unânime das próprias prefeituras, para que os Réveillons dos moradores e turistas sejam de menos problemas e mais diversão.

Santos terá 18 toneladas de material pirotécnico espalhados por oito balsas na praia, nos morros e na Área Continental. Além das tradicionais tendas, a novidade desta vez são pequenas ilhas montadas na areia onde estarão DJs. Atrás deles, haverá telões que exibirão na hora imagens enviadas pelo público, via internet.

O Réveillon de Bertioga foi o primeiro a ser preparado entre as cidades da região. As apresentações, de todos os ritmos musicais, serão em três pontos da Cidade: Centro, Jardim Indaiá e Boracéia. Na virada da noite, a queima de fogos será realizada na Praia da Enseada, próximo ao Forte São João.

Em Guarujá, haverá sete pontos de lançamento de fogos de artifício, mas o principal ficará nas Pitangueiras, onde o material será instalado em uma barcaça. Moradores do Distrito de Vicente de Carvalho também receberão 2014 com show de pirotecnia, que estará concentrado na Praça 14 Bis.

Cubatão promete fogos mais tempo no céu do que nas outras cidades: 20 minutos. O lançamento ocorrerá na Ilha Pompeba. Dessa maneira, o público que deverá estar concentrado em um grande palco, por onde passarão quase 10 músicos, no Jardim Casqueiro, poderá assistir de perto o espetáculo no céu.

Diferentemente do ano passado, São Vicente volta a ter queima de fogos, tanto na Área Continental como nas praias (Área Insular). Além da pirotecnia, a Prefeitura de São Vicente disse que haverá também apresentações musicais nessas duas regiões. Os pontos onde serão instalados os fogos serão escolhidos ainda nesta sexta-feira.

Pelo menos oito bairros de Praia Grande terão pontos de shows. A intenção é de que todos os moradores da cidade possam “ver” a chegada de 2014, esteja em qualquer lugar – promete a Prefeitura. O espetáculo, precedido por uma contagem regressiva, será crescente, com bombas coloridas e leques de luzes.

Litoral Sul

Em Mongaguá, no Litoral Sul, haverá apresentações musicais em um grande palco montado na Avenida Dudu Samba, no Centro. A virada do ano, porém, será comemorada com fogos de artifício em pelo menos duas praias, a do Centro e a de Agenor de Campos, próximo à Plataforma de Pesca.

Itanhaém terá intervenções artísticas com todos os ritmos musicais apresentados por seis bandas que se revezarão, durante a noite e início da madrugada,  em palcos montados na Praia do Sonho, da Gaivota e de Suarão. Em todos eles, também haverá o show de pirotecnia durante a virada de ano.

Por fim, Peruíbe também vai concentrar o lançamento dos fogos em apenas um só lugar: a Praia do Centro. Lá, haverá um palco para o Show da Virada. No entanto, a Prefeitura lembra que haverá queima de fogos em outros pontos da Cidade, como nas colônias de férias e clubes particulares.
ano-novo