O Cidadão Participativo está com inscrições abertas até 10 de outubro. Em dez dias, o projeto já recebeu 107 inscrições on-line. Os dados foram computados na sexta-feira (20).

Essa é a 1º turma de cidadãos participativos. O Município realiza o programa por meio da Subsecretaria de Ação e Cidadania, e busca oferecer uma nova ferramenta para que o morador de Praia Grande possa propor sugestões e fazer reivindicações de forma mais direta, levando rapidamente ao conhecimento da Administração as demandas pontuais do Município. O projeto é dividido em quatro setores: Saúde, Educação, Transporte e Comércio.

De acordo com Subsecretário de Ação e Cidadania, Anderson Mendes, essa é a forma de integrar população e Administração Municipal. A intenção do Governo é administrar junto com a comunidade. As áreas de Saúde, Educação e Transporte vão contar com a participação de cinco usuários efetivos e dois suplentes. Na área do Comércio serão nove pessoas, sendo duas suplentes. Os comerciantes poderão opinar sobre outras áreas, como segurança e iluminação pública.

Saúde – Cada equipe das Unidades de Saúde Família (Usafa) contará com cinco cidadãos participativos, ou seja, se a unidade de saúde possuir quatro equipes, no total serão 20 usuários participando do programa.

Critérios – Para ser um Cidadão Participativo, é necessário que a pessoa seja moradora de Praia Grande há mais de seis meses, tenha idade mínima de 18 anos e seja usuária dos serviços que pretende avaliar. Por exemplo: se for da Saúde, precisa ser cadastrado em uma unidade de saúde há mais de seis meses. Já para participar como comerciante é necessário que seja cadastrada na atividade pelo mesmo tempo mínimo, num estabelecimento que faça parte do corredor ou aglomerado comercial pertencente ao programa. As informações prestadas na ficha de inscrição serão checadas e, em seguida, os Cidadãos serão definidos através de sorteio eletrônico.

Inscrição – Para se inscrever, o interessado poderá ir até uma unidade de saúde ou educação e preencher um formulário, ou acessar praiagrande.sp.gov.br/participativo. Os usuários serão escolhidos por meio de sorteio eletrônico. Logo após o treinamento, os Cidadãos tomam posse em dezembro e iniciam seus trabalhos já em seguida. No total serão 1512 usuários ajudando a melhorar os serviços públicos municipais, sendo que cada usuário participativo vai gerar um relatório por meio de plataforma on-line desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra) e responderá a questionários enviados pela Administração Municipal.