A Baixada Santista está em ritmo de festa. Como se já não bastasse a combinação entre sol e mar que seduz milhares de paulistas a descer a serra durante o verão, três cidades assoprarão as velinhas nos próximos dias embaladas por uma série de eventos especiais de aniversário. A primeira será Praia Grande, que irá comemorar seus 47 anos de emancipação no dia 19 com atividades culturais e esportivas. Já no dia 22 será a vez da primogênita São Vicente ficar mais velha.

Para não deixar a data passar em branco, a cidade aproveitará a festa de 482 anos para dar início à 32ª edição da tradicional encenação de fundação da vila, que reunirá atores de renome – como o santista global Oscar Magrini – e cerca de 1.000 figurantes, até o dia 26, na Praia do Gonzaguinha. E a apressadinha Santos planeja iniciar seus festejos já na véspera de completar 468 anos, com show do sambista Diogo Nogueira no Baile Oficial da Cidade, dia 25, às 20h30, no Mendes Convention Center. Os convites já estão esgotados, mas no dia 26 o cantor fará nova apresentação, aberta ao público, em local ainda a ser definido pela prefeitura.

Competições esportivas também integram a comemoração santista. No dia 26 a Associação Brasileira de Ciclistas, Patins e Skates promoverá o sexto passeio ciclístico de aniversário da cidade, com concentração na Praça da Independência (Gonzaga) e saída às 16h. Os participantes seguirão trajeto de oito quilômetros rumo à divisa com São Vicente e retorno à Praça das Bandeiras, onde será cortado um bolo de aniversário. Os interessados devem se inscrever no local de saída, mediante doação de um caderno universitário novo.

Também estão abertas as inscrições para a Prova Aquática Cidade de Santos, que a prefeitura promove no mesmo dia, com largada às 10h, em frente à Tenda 5, na Praia da Aparecida. Basta enviar e-mail para csaguasabertas@santos.sp.gov.br com nome completo, data de nascimento e telefone para contato, e aguardar retorno com orientações sobre a finalização da inscrição, que será presencial. Não será cobrada taxa, apenas a doação de duas latas de leite em pó.

Festejos à parte, não faltam atrações para entreter turistas e moradores durante o verão em Santos. A começar pelo projeto Férias no Bonde, que levará crianças de 6 a 9 anos para um passeio pelo Centro Histórico da cidade. Braz Cubas, dois imigrantes e um pirata são alguns dos personagens da história santista que narrarão cenas do passado para resgatar acontecimentos de mais de cinco séculos.

A atividade é gratuita e está marcada para o dia 21, das 14h às 17h, com saída do bonde da Estação do Valongo. Para formalizar a adesão, é preciso comparecer à Secretaria de Turismo (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo), das 10h às 16h, e doar um pacote de leite em pó. Segundo o secretário de Turismo, Luiz Guimarães, a nova edição terá novidades. “Além de mais personagens interagindo com as crianças, o passeio de bonde vai incluir parada na Casa do Trem, importante patrimônio da cidade.” Jogos, brincadeiras cantadas e lanche completam a programação.

Outra atração na área histórica de Santos é o Música no Centro. O projeto oferece apresentações semanais gratuitas de diferentes ritmos musicais à hora do almoço, todas as sextas-feiras, na Praça Mauá.

ORLA
Shows também ganham destaque nas tendas montadas nas areias da orla de Santos, embora apenas a Ponta da Praia não esteja imprópria para banho, de acordo com boletim da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de SãoPaulo). No dia 3, por exemplo, a Tenda 4, em Embaré, servirá de palco para exibições gratuitas das bandas Analisando Sara, Erodelia, Velho Jango’s Band, Luvia Rockers e Timeless. Além dos shows, as tendas oferecem dança de salão, atividades esportivas, espaços para crianças e aulas de tai chi chuan e zumba.

Já quem tem deficiência ou dificuldade de locomoção deve seguir até as orlas do Boqueirão e de Ponta da Praia, onde o programa Praia Acessível garante a oportunidade de se desfrutar de um banho de mar seguro até o fim de março, de quinta a domingo, das 10h às 16h. Para tanto, são oferecidas, gratuitamente, seis cadeiras de rodas adaptadas que podem ser utilizadas por 30 minutos com o suporte de fisioterapeutas e auxiliares.

E os que prezam por um estilo de vida saudável terão uma atração a mais neste domingo. Das 9h às 13h, o Gonzaga servirá de local para uma feira de orgânicos, na Emei Leonor Mendes de Barros. Hortifrutigranjeiros, geleias, mel e sucos estarão à venda no evento, que ainda oferecerá sessões de quick massage, tai chi chuan, aulas de consciência corporal e música com o tecladista Jaime Augusto e o trompetista Claudio Ricardo.

CRIANÇAS
Neste fim de semana, crianças poderão ter noções básicas de cartum na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, das 10h às 13h, gratuitamente – informações pelo telefone (0xx13) 3288-1300. Para os pequenos que preferem o universo das palavras, todas as quartas-feiras de janeiro, às 15h, a educadora Camila Genaro fala sobre lendas e histórias santistas na gibiteca. Estão na programação contos como O fantasma do Paquetá,A Pedra da Feiticeira, Os Milagres da Padroeirae Munguata, O Amigo dos Animais. As sessões são gratuitas e ocorrem nos dias 22 e 29.
E a exposição de quadros de Silvia Siquieroli, intitulada Revelando o Novo, pode ser conferida até o dia 2 na Biblioteca Municipal Mário Faria (posto 6, orla da Aparecida). A visitação é gratuita e o acervo fica à mostra de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Basta escolher a atração que mais lhe agrada, arrumar as malas e descer a serra rumo à Baixada Santista.

PRAIA GRANDE
Embora faça aniversário só no dia 19, Praia Grande já iniciou nesta semana os festejos de seus 47 anos de emancipação político-administrativa. Um dos pontos altos da programação será na véspera, com a 17ª Regata Festiva, às 11h, na área de Lazer Ézio JDall’Acqua, conhecida como Portinho. O evento reunirá velejadores da região e contará com a participação do 13º Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Barroso de Santos. Já no dia 19, às 8h, haverá uma solenidade cívica.

Mas as melhores opções de lazer ficam por conta do projeto Estação Verão, que oferece uma extensa programação musical, até o dia 2, em seis tendas instaladas nas areias das praias dos bairros Boqueirão, Aviação, Tupi, Ocian, Caiçara e Flórida. Entre as atrações gratuitas dos próximos dias estão bandas de pop, rock e MPB.

As tendas funcionam de quarta a segunda-feira, sempre das 9h às 23h. No período diurno, turistas e moradores podem se divertir em equipamentos como parede de escalada, slackline, biblioteca, oficinas artísticas, palestras ecológicas, jogos de mesa e de tabuleiro, oficinas circenses, atividades esportivas e serviços de Saúde. Já as noites serão embaladas por apresentações musicais.

Cada tenda possui um tema. A do bairro Flórida, por exemplo, é dedicada à prática de esportes, com aulas gratuitas de ioga, capoeira, zumba, ginástica, vôlei adaptado, futebol, futevôlei, frescobol e até rúgbi.

A Estação Alegria, no bairro Caiçara, por sua vez, terá oficinas circenses para adultos e crianças durante o dia e espetáculos à noite.
No Bairro Ocian, o tema gira em torno de jogos (xadrez, gamão, dama, pingue-pongue, cartas, dominó, taco e peteca), mas também é possível participar de aulas de consciência corporal, ginásticas aeróbica e de ritmos diversos.

Quem prefere doses extras de adrenalina deve se dirigir à tenda Radical, no Boqueirão, que oferece parede de escalada, miniramp, slackline e futebol de sabão, de quarta a segunda, das 10h às 18h30.

Na Estação Ecologia, no bairro Tupi, dá para praticar aeróbica, dança cigana e slackline. O destaque, no entanto, fica a cargo das oficinas com materiais recicláveis, pintura de pneus e maculelê.

E a tenda Cultural, no Aviação, dispõe de loungepara leitura, oficinas de arte, atividades lúdicas e esportivas das 9h às 18h.

NOITE
As tendas Radical, Cultura, Jogos e Esportes recebem atrações musicais à noite, com artistas da cidade e região. As apresentações, no estilo happy hour, serão realizadas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h. E às sextas-feiras, sábados e domingos, os artistas realizam bailes dançantes das 20h às 23h.

Já as tendas Ecológica e Alegria contam com atrações diversificadas no horário noturno, com luaus de música praiana no bairro Tupi a partir das 19h e apresentações circenses no Caiçara às 18h e às 20h.

ATRAÇÕES À PARTE
Além do projeto Estação Verão, alguns eventos prometem incrementar a agenda de eventos em Praia Grande. Um deles é o espetáculo de dança La Bayadère,que será apresentado nos dias 23 e 24, no Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, bairro Boqueirão), às 21h, com performances de balé clássico, pas de deux,pontas e técnica masculina. Os ingressos custam R$ 40 e já estão à venda na bilheteria do local, sendo que idosos e estudantes têm 50% de desconto. Mais informações pelo telefone (0xx13) 3496-5715 ou no site especialacademia.com.br.

Outra atração que merece visita ao mesmo endereço do Boqueirão é a exposição Histórias, Lendas e Naufrágios da Ilhabela, que permanecerá até o dia 5 de março na Galeria Nilton Zanotti, pertencente ao Complexo Cultural Palácio das Artes. Uma boneca do início do século 20, um punhal do século 17 e raras peças de porcelana recolhidas de embarcações antigas naufragadas no Brasil estão entre os itens expostos na mostra.
De acordo com a museóloga e curadora do acervo, Dina Jobst, a exposição é itinerante e, além de Praia Grande, também está sendo realizada em Cananeia. “A ideia é que futuramente se exponha em municípios do Interior.”

A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 14h às 18h. Informações: (0xx13) 3496-5713 ou sisemsp.org.br.

SÃO VICENTE
Uma viagem no tempo marcará o verão em São Vicente. Para celebrar o aniversário de 482 anos, o município realizará entre os dias 22 e 26, na Praia do Gonzaguinha, a sua tradicional encenação de Fundação da Vila, que conta a saga do português Martim Afonso de Souza ao aportar no litoral paulista para fundar, em 1532, aquela que seria a primeira cidade do Brasil.

O ator santista Oscar Magrini interpretará o protagonista ao lado do pernambucano Armando Babaioff – no papel do cacique Tibiriçá, que intermediava os embates entre portugueses e os índios que habitavam o litoral.

Hélio Cícero, Marcos Azevedo, Pero Lopes, o apresentador de TV Tony Lammers e a atriz veterana Thamires Ohana completam o elenco principal, que contará com o incremento de 1.000 figurantes e a participação de atores estrangeiros, especialmente convidados, como o brasileiro radicado em Portugal Marcelo Lafontana, o peruano Enrico Méndez Ore, o equatoriano Esteban Ruíz Tapia e a mexicana Gabriela Rosas.

Mais uma vez, a história da primeira vila do País será contada em forma de musical, com roteiro e direção-geral de Amauri Alves, secretário da Cultura de São Vicente. Flávio Medeiros, produtor musical da região radicado em Los Angeles (Estados Unidos), assina a instigante trilha sonora, que neste ano terá um perfil mais moderno, incluindo rock.

INGRESSOS
A partir de hoje, os ingressos poderão ser trocados por latas ou pacotes de leite em pó de 400 g em supermercados da cidade (confira a lista de postos no site da Prefeitura de São Vicente ou no estande da Secretaria de Cultura, junto à arena que está sendo montada na Praia do Gonzaguinha especialmente para o espetáculo.

Cada embalagem dará direito a um ingresso. Nas cinco noites de apresentação, 27 mil lugares estarão disponíveis nas arquibancadas, que nesta temporada terão assento e encosto. Todo alimento arrecadado será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, que distribuirá o leite para creches mantidas pela prefeitura.

SHOWS
Além da encenação à beira-mar, as férias em São Vicente serão abrilhantadas pelas atividades lúdicas e esportivas gratuitas do projeto Arena Kids, na praia do Itararé, que chega à terceira edição com o lema Movimente-se, Exercite-se. Faça um Verão Diferente. A programação teve início no sábado e prossegue até o dia 4, diariamente, das 8h às 19h, com a participação de centenas de atletas em competições de tênis de praia ao longo do mês, futevôlei (o torneio será no dia 18) e vôlei de praia 4×4 (dias 25 e 26).

Também haverá brinquedoteca, futebol de sabão, tobogã gigante, pebolim humano, demolidor e palco equipado com som para a realização de brincadeiras, gincanas e aulas de dança.

A Cetesb, no entanto, alerta que, fora a praia da Divisa, todas as demais orlas de São Vicente estão impróprias para banho nesta semana, incluindo Itararé, Gonzaguinha, Milionários e Prainha.